E como julho é um mês especial, que requer muuuuuuuuitas providências, vamos começar por ele.
Encerrada a Copa para os brasileiros, julho ficou com 26 dias de venda (já descontando o dia 2, em que o jogo e a derrota atrapalharam).

O mês de julho normalmente envolve a decisão da liquidação e do preview.
Como você vai começar? Com peças específicas ou com toda a loja? Olho no estoque, análise. Os números vão contar como você deve começar e para onde você deve chamar a atenção das clientes. Como você vai fazer? Desconto único para todas as peças (não dá pra colocar preço único em algumas? É fácil comunicar e vender...)? Quem sai primeiro com a liquidação tem mais chance de venda... pense nisso.
A cliente de liquidação não é a mesma cliente que compra lançamento... mas também merece toda a atenção, e esse cuidado deve começar com a arrumação da loja e com a valorização das peças (não é porque você e a equipe não aguentam mais olhar para essas peças que elas devem ser maltratadas). Na hora da liquidação, a produção de looks deve ser mesmo no provador, pra facilitar. E se você arrumar a loja de maneira que a cliente encontre de maneira bem fácil sua numeração, a compulsão do bom negócio pode ajudar você a vender mais. Agrupe... jeans por numeração, vestidos, blusinhas... se fizer araras com preços únicos, facilite a vida da cliente para que ela ache um mooooooooonte de peças pra levar.
Sinalize... coloque nos provadores o aviso de que peças em promoção não podem ser trocadas, o mesmo no caixa. Sinalize de maneira clara quais os descontos e condições de pagamento pois é nessa época que surgem mais mal entendidos.
Mesmo que a cliente pague em dinheiro, faça questão de obter todos os seus dados (telefones, emails, orkut, facebook, endereço, aniversário, etc). Você pode ter, nesse público, muitas novas clientes em potencial. Valorize o atendimento.
Mesmo que você não anuncie para sua clientela, tenha definidas as datas de início e de término da liquidação (nesse período, e conforme a evolução das vendas, você pode aumentar os descontos ou reforçar a divulgação). A liquidação não pode ter prazo indefinido, ou as clientes que compram lançamentos vão sumir.
Como está a vitrine? Promoção? Mesmo que você coloque lançamentos, trabalhe este início com suas clientes preferenciais... deixe a vitrine de lançamento para agosto.

Mês de transição entre as coleções, é muuuuuuuuito importante a avaliação das marcas que realmente agregaram resultado (vamos fazer um post específico sobre o assunto). A pergunta básica é a seguinte - quais as marcas que se pagaram? Quanto sobrou? Se você comprou R$ 10.000,00 de determinada marca e tem R$ 10.000,00 de resultado, está tendo um baita prejuízo... A essa altura, na boca da liquidação, você tem que ter pelo menos R$ 18.000,00 de resultado para justificar a presença de uma marca em sua loja porque na liquidação vai obter praticamente o preço de custo das peças.
Mas uma pergunta você pode responder já... você comprou a mais? Ou a menos? Se suas metas foram atingidas durante o semestre e seu estoque está vazio, talvez você possa dimensionar o número de peças para cima... há espaço. Se o estoque está lotado, talvez a "culpa" não seja só dele... você sabe que comprou a mais se cumpriu as metas e, mesmo assim, ainda tem muitas peças na loja. Na verdade, peças são compradas para serem expostas e vendidas, estoque não é pra ficar lotado, nunca. Quantas peças em exposição sua loja comporta?
Metas
Hora da revisão... para cima, para baixo, para a realidade. Porque as metas apontam sua previsão de entrada de recursos. Algum fato que mereça ser incorporado às metas? Aí valem... aumento ou diminuição da equipe, modificação de horários, ampliação da loja, novas premiações, enfim, tudo o que possa interferir no desempenho da loja (os fatores que interferem negativamente devem ser eliminados, não acha?).
Equipe
Você fechou o primeiro semestre... divida com a equipe seus sucessos e temores. Reúna e converse. Compartilhe e comprometa. Você não precisa entrar nos detalhes de sua administração, mas quanto mais a equipe se sentir responsável pelo sucesso da loja, mais engajamento você terá. Avalie, com a equipe, todas as novidades introduzidas no semestre e sua continuidade.
Aproveite e mostre as novas tendências (ou direções, como se diz agora). Fale dos nomezinhos das cores e peças. Mostre exemplos. Mesmo que você ainda não tenha feito nenhuma compra para a nova estação, crie expectativa entre sua equipe, elas são suas primeiras compradoras. Recomece com energia.

Aqui no Money Gloss você tem quem já lançou no Bom Retiro. A semana de 5 de julho já começa com lançamentos no Itaim e a de 12 vai bombar... sua vinda a São Paulo vai depender do calendário de liquidação/preview que você estabelecer. Não precisa comprar pra deixar parado, não é? Programe-se e avise com antecedência, principalmente por causa da reserva de hotel.
Antes de vir, planilhe os pedidos que fez e a data prevista de recebimento, veja o que está faltando para dar a cara de sua coleção.
Vitrine
Foco na liquidação, mas já dá pra escolher e planejar sua vitrine de lançamentos, não é? Quem planeja faz melhor e gasta menos.
Julho é mês de muuuuuuuuuuuuito trabalho, mas isso é sempre muito bom. É tempo de recomeço, de novidade, vamos acertar o passo e planejar um segundo semestre excelente.
(Mais uma vez não resistimos... o post tem bastante informação, resolvemos mostrar também as vitrines liiiiiiiiiindas da maison Louis Vuitton).
Quando o verao entra nas lojas? de varejo?
ResponderExcluirTudo depende da região do país. Muitas lojas já estão com preview e após o lançamento do dia 12 de julho, muitas outras tomarão essa iniciativa. A tendência é que os lançamentos oficiais sejam concetrados em agosto. Antes dessa data, a convivência de preview e liquidação.
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