7.11.10

COMO VÃO SUAS VENDAS? - 2.

Ontem começamos uma conversinha - como vão suas vendas? E pedimos até para você participar de um exercício - ligar todos os 9 pontos com apenas 4 linhas retas, sem tirar a caneta do papel. Porque esse jogo tem muito a ver com as idéias que queremos trocar.
Sentimos, de algumas lojistas, um certo desânimo com o resultado das vendas em 2010. Num ano atípico, convivemos com um clima absolutamente temperamental, com estações que realmente não obedeceram caléndário; com a Copa do Mundo que, independentemente de sua importância para o país, desviou a atenção dos consumidores e também antecipou os lançamentos do mundo fashion; com as eleições que, sabemos, imobilizaram a economia de muitas regiões. Tudo isso é verdade e a soma desses fatores podem ter tornado nosso já tão competitivo mercado um tanto mais difícil.

Mas temos algumas considerações a colocar.
Primeiro e muuuuuito importante - o desânimo não é geral, muitas lojistas estão satisfeitas com os resultados que vêm obtendo. A base dessa satisfação foi o estabelecimento de metas realistas, que vem sendo cumpridas. E são as metas que definem as projeções financeiras, que por sua vez estabelecem os parâmetros de compra, os orçamentos e as ações possíveis.
Segundo - todos os eventos que tumultuaram nosso dia-a-dia chegaram ao fim. A Copa ficou lá atrás e, com mais ou menos chuva, o verão está aí e a temperatura está subindo. As eleições foram encerradas e, mesmo que você não concorde com o resultado, já pode ter uma idéia clara do que vem por aí... política de continuidade. Falando nisso, a economia brasileira vai bem, o consumidor está otimista e, melhor, estamos iniciando uma época extremamente favorável para as vendas.

Agora só resta falar de cada um e de sua postura. Um empresário da moda é o líder de um micro universo que espelha seu estado de espírito. Se você não acredita que tempos melhores virão, pode ter certeza, eles não virão mesmo. Você pode ter uma equipe motivada, pró-ativa e de bem com a vida ou uma equipe que arrasta correntes. E com certeza sua clientela sente o clima da loja. Então (se é que você ainda não conhece), vamos resolver o exercício...
É importante sair do "quadrado" aparente, para conseguir unir os nove pontos. E quando o jogo foi proposto, ninguém disse que era necessária a restrição a um determinado perímetro na folha de papel. Pois é exatamente isso que é preciso exercitar nos negócios, é preciso buscar novas alternativas, usar a criatividade para encontrar soluções e idéias originais. E mesmo que a originalidade não seja a maior qualidade das ações para a loja, é preciso procurar (boas) referências e, por que não? Pensar e adaptar para a sua realidade.Comprou demais? Monte kits para vendas conjuntas... aproveite esses tantos feriados para promoções e, ao invés de brigar com a maré, use as ondas para navegar. Mude, mude e mude sua vitrine para mostrar as peças lindas que você tem na loja. Mude as peças de lugar na loja sempre que for possível. Misture, crie produções e você vai se surpreender com as novidades que a loja vai passar a oferecer. Incentive sua equipe a criar novas produções com as peças que você já tem na loja, estabeleça pequenas premiações para as que girarem mais rápido. Revise o santo cadastro e encontre as oportunidades de consignado (ou delivery, se quiser modernizar). Fique sempre informada sobre as ações de sua comunidade e, sempre que possível, participe.É uma lei da física, não há maneira de mudar - o impulso que você imprimir ao atirar a bola é exatamente o que vai voltar pra você. Quer movimento? Movimente-se primeiro. E acredite que tudo pode melhorar. E vai.
De nossa parte, vamos continuar informando você sobre as novidades e oportunidades. Contem com a gente.
(Fotos de Fernanda Ferrer Vazquez - Retrofuturismo).

Um comentário:

Comente...