1.5.11

NOVA COLEÇÃO OU UM OLHAR MAIS ATENTO AO CONSUMIDOR?

Pelo que você já deve ter visto por aí, percebeu... chega uma nova estação e não se espera mudanças radicais nas coleções. Tudo é um processo que precisamos entender - a moda de rua leva os subsídios para a indústria que, por sua vez, orienta os estilistas que criam a moda que novamente volta às ruas. Muita pesquisa nesse caminho em que os múltiplos interesses se mesclam e complementam. Por isso vamos falar (muito) do consumidor e começamos com a geração responsável pela moda das ruas, a Geração Y (das Baby Boomers e da Geração X  já falamos aqui no Money Gloss, se você ainda não viu, veja). Respeitando o perfil de seus clientes você aumentará suas chances de sucesso ao montar a nova coleção de sua loja. Encontramos este vídeo super bacana para começar a falar do assunto (aumenta o som!):
 
 
 
Reparou? Moda é sobretudo atitude (para todos nós e, principalmente, para essa Geração Y que hoje é a dona do mundo). E quem é ela?
É importante frisar que a idade cronológica nem sempre vale para a divisão entre gerações, mas para efeitos de estudo é considerada. A Geração Y engloba os nascidos entre 1983 a 1994, que tem grande familiaridade com as novas tecnologias, comunicações e mídias. Já são considerados como o maior segmento (volume de compras e quantidade de consumidores) em diversos setores da economia mundial. São tidos como os de maior propensão ao consumo e menor propensão à poupança. No Brasil, são cerca de 40 milhões (cerca de 17% da população brasileira).
Outros pontos importantes? Começaram a entrar no mercado de trabalho em 2005 e são considerados  como a geração, na história e em todo mundo, com o maior nível de escolaridade e formação. Com maior flexibilidade de conceitos são, portanto, os de menor nível relativo de preconceitos.
Cresceram com disponibilidade tecnológica e acesso instantâneo a informações e foram os primeiros a adotar tecnologias como redes sociais, redefinindo a forma de pessoas se relacionarem entre si e com a tecnologia. São, portanto, o maior grupo de internautas da Web.
Tem expectativas sobre as questões de responsabilidade social, corporativa, ambiental e trabalhista mais próximas ao comportamento de membros de uma ONG do que de qualquer outro grupo.
Por outro lado, são vistos como descompromissados, superficiais, egoístas, consumistas, sem ideologias ou causas genuínas, avessos ao trabalho tipo hardwork e, de certa forma, irresponsáveis, preguiçosos e mimados, uma vez que se entendem como experts em diversos assuntos que pouco dominam, que se sentem no direito de criticar e opinar sobre tudo e sobre todos  - especialmente sobre questões que apresentam pouca experiência prática -  e, acima de tudo, acabam se conscientizando de seu poder de influência, porque geram mídia.
 
Painel interativo em NY, fotos da Camy.
Os principais valores da Geração Y - velocidade, liberdade, consumo, individualidade e tecnologia.
No que diz respeito ao consumo, acreditam que consumir é melhor do que ostentar marcas.  Não fogem do modismo, mas ao escolherem suas roupas, optam pelo vestir bem e pela boa qualidade. Adoram ir às compras, quando buscam relaxamento, descontração e diversão.
Quanto às expectativas sobre o atendimento, a Geração Y se comporta de maneira similar às demais gerações. A demora é a principal reclamação desses jovens, porque a impaciência é uma das características desse grupo de pessoas. Vendedoras bem treinadas e capacitadas; com boa vontade; eficientes; atenciosas e simpáticas; pró-ativas e com raciocínio rápido são o que esperam encontrar. Ao serem atendidas, preferem não falar com mais de uma vendedora (não gostam de perder tempo e repetir seus desejos). Outra questão interessante - se você tiver alguma questão para resolver com uma cliente da Geração Y, passe um email e confirme se recebeu por telefone... elas não tem muita paciência para responder.
Quer saber mais? Também encontramos uma entrevista do consultor Sidney Oliveira para o UOL, vale a conferida - Diferença entre as gerações X, Y e os "baby boomers".

2 comentários:

  1. Anônimo2.7.11

    Conheci esse site hoje, mas estou adorando!!!! Parabéns pelo conteúdo de qualidade e grande importância para o mundo da moda!!!

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  2. Suuuuuuuuuuper obrigada... esperamos que o Money Gloss seja útil em seu dia-a-dia. Volte sempre, estamos às ordens. Bjks.

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