24.7.09

IDADE OU IDENTIDADE - as gerações

Mesmo sabendo que a base cronológica é justamente o que tem que ser descartado (ou melhor, encarado sob um novo prisma), qualquer estudo sociológico e comportamental do perfil das consumidoras tem início justamente com a classificação dessas consumidoras:
- Baby-boomers: nascidas entre 1946 e 1964
- Geração X ou baby-busters: entre 1965 e 1977
- Geração Y ou echo-boomers: após 1978.
E não pára por aí... antes das baby-boomers, as zoomers e, depois das echo-boomers, as teens e as tweens.

Um monte de nomes? Não... quando começamos a formatar as informações sobre a palestra da WGSN, fizemos uma pesquisinha básica... e achamos 167 artigos só sobre as baby-boomers... porque saber é preciso, e todo mundo está correndo atrás. Entender os consumidores e identificar as melhores formas de abordá-los não é somente uma estratégia competitiva, é questão de sobrevivência. Duas informações sobre conhecer e aplicar... a Sony transformou suas Gerências de Produto em Gerências por Faixa Etária e o UOL atualiza sua página inicial considerando a frequência de seus grupos de usuários: manhã, tweens; tarde, zoomers e noite, echo e baby-boomers.

Tá? E a moda com isso? Dois aspectos, um de como atender melhor cada grupo (vamos tratar caso a caso), outro, a tendência (ou ordem) ageless. Que não caiu do céu. Hoje, quatro gerações convivem de igual para igual tanto no ambiente profissional quanto socialmente. Não existem mais aquelas regras de onde ir e com quem conviver... tudo pode e é certo. Cada um tem a idade que quer ter (ou quase) e o universo conspira para que a realidade alcance o sonho, é só olhar os recursos da medicina e o avanço da indústria da beleza (que nunca vendeu tanto). O que está acontecendo? Hoje a consumidora sabe que tem todo o direito de administrar seu processo de envelhecimento. Sabe que não é obrigatório seguir as regras que pegaram nossas avós e bisas. E já que a moda não poderia deixar de participar desse movimento (já que ele está à toda), é preciso descartar preconceitos e rótulos e ter uma visão mais voltada para o comportamento. Moda para uma mulher de 25? É a mesma para a de 50. Hoje a venda de uma peça tem mais a ver com numeração que com códigos ultrapassados do que pode ou não pode ser usado.

E aaaaaaaaai da vendedora que tratar uma cliente por "senhora" ... isso fica só para o respeito com senhorinhas que mostrem extrema dificuldade de locomoção, as demais tem que ser um sonoro você... ou adeus cliente.

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