13.7.09

MAIS UMA SOBRE O "POSSO AJUDAR?"...

Acabei de ler (mais) um artigo sobre abordagem de clientes, para evitar que se repita o tão famoso "posso ajudar". O autor recomenda que não se entre diretamente em uma proposta de venda, dando como saída uma frase do tipo "o que a traz hoje à loja, querida?" ou ainda comentários sobre o tempo.
Não penso assim.
Considerando que hoje as clientes são mais informadas e preferem quem agregue informação e estilo na hora da compra, sempre recomendei que as vendedoras tratem a cliente que entre na loja como uma amiga que estivesse chegando à sua casa. E o que fazemos quando uma amiga chega à nossa casa? Recebemos a visita como um presente... um belo sorriso, um "como vai" caloroso e (já que não podemos oferecer um lugar no sofá...), um "fique à vontade, acompanhado por um "meu nome é tal" para que a cliente saiba a quem se dirigir. Um cafezinho sempre cai bem e oferecê-lo minutos após a entrada da cliente reforça o quanto ela é bem-vinda na loja.
Quem vende moda exige vendedoras no mínimo produzidas e maquiadas, isso faz parte do clima da loja. Sem a postura de tratar a cliente de igual para igual não funciona. Confiança se conquista com respeito mútuo, e segurança vende.
Vender é servir. Sim. Mas sem subserviência, por que não? Cortesia conquista e ser cortês não faz bem só para a cliente, faz bem para quem está atendendo.
Como toda relação que se constrói, a recepção (eu diria "o abraço") da nova cliente na loja passa por várias fases. Perceber o que está chamando a atenção da cliente e oferecer opções, perguntar o nome da cliente e utilizá-lo, apresentar a cliente às demais integrantes da equipe (sem forçar)... a loja como um todo tem que recepcionar quem chega...
Na hora de encaminhar a cliente ao caixa, apresentá-la como uma "velha amiga", se possível acrescentando alguma referência apreendida durante o atendimento. Acompanhá-la até a porta (levando suas compras) e agradecer a visita, com uma despedida de acordo (como se faz com a visita que vai embora). E nunca estragar tudo de bom que foi feito nessa nova conquista com um "qualquer problema a gente troca" porque isso é o mesmo que dizer "se você passar mal com o meu jantar, desculpe"... a amiga vai passar mal mesmo que não tenha comido nada...

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