19.7.09

PROMOÇÃO - SERÁ QUE VALE A PENA?

Uma de nossas propostas - ler tudo (epa...quase tudo) o que é publicado sobre varejo e dar nossa opinião, pra que você também dê a sua. Neste domingo sem graça fomos olhar o Faça Diferente e vimos um artigo bem interessante sobre quando, como e pra quem fazer promoção...
Toda lojista sente a carteira doer na hora de baixar o mark-up de alguns produtos. Claro, tanto esforço pra pouco retorno. Mas o artigo dá bons exemplos de como fazer isso agregando vendas... e não estamos falando de liquidações, porque delas não conseguimos escapar.
1. Faça promoçóes nas datas em que seu público costuma consumir mais (se você ainda não tem estas datas, faça um estudo de frequência de sua loja). Se sua cliente estiver sem dinheiro, não há promoção que faça milagre.
2. Coloque em promoção justamente o artigo que está sendo procurado (ateeeeenção... compre artigos específicos para essa estratégia, ou estude uma quantidade que permita um bom desconto do fornecedor, não perca dinheiro). Isso vai atrair inclusive novas clientes para sua loja. O exemplo dado pelo artigo vem dos supermercados, que colocam cerveja em promoção no final de semana... os consumidores acabam levando todo o resto para o churrasco e gastando mais.
3. Priorize sua clientela fiel para as promoções. Analise quem gosta do que e avise primeiro essas clientes. Quem compra muito e sempre merece esse carinho e não vai deixar de comprar também o que não está em promoção... isso é com as suas vendedoras.
Quando bem feita, a promoção aumenta os lucros da empresa (e pode inclusive sanar problemas de fluxo de caixa se for à vista). O valor do desconto de uma peça é compensado pela venda dos produtos agregados e a loja ganha em imagem, pois já está provado que o mercado cria aversão às lojas que nunca fazem promoções.
O que você acha?

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