8.8.09

ANTES DE REUNIR A EQUIPE

Então, este é um ótimo momento para a reunião da equipe e para o esclarecimento dos objetivos a serem alcançados no semestre, não é?
Mas antes da reunião (já que podemos sempre fazer melhor), que tal darmos uma paradinha para uma avaliação importante... você anda sem tempo para planejar, rever estratégias ou pensar em novos clientes? Se a resposta for sim, pode estar sofrendo de um mau crônico em nosso meio: dificuldade na delegação de tarefas. Com a centralização excessiva, ficamos patinando, sem sair do lugar. E a culpa é mesmo nossa. Fomos atrás do assunto e encontramos no blog Papo do Empreendedor boas dicas e um teste que ajuda a avaliar nosso desempenho (olha só a pergunta que tem lá e nos responda, sinceramente: logo depois que você delega uma tarefa, é comum se impacientar quando procurada para esclarecer eventuais dúvidas?). Se quiser fazer o teste, o endereço é http://www.rhportal.com.br/teste007.php. Se já estiver convencida, vamos direto às dicas:

1. Situe a tarefa no contexto geral
Ninguém entende um filme se vê apenas uma cena... situe a tarefa ou processo que está delegando no processo inteiro... explique o que vai melhorar quando a tarefa for executada, você pode ter boas surpresas...
2. Delegue tarefas completas
É muito mais prazeroso completar uma tarefa por inteiro do que se incumbir de pedaços de diferentes tarefas. Trocando em miúdos: com a delegação de processos completos, crescem as chances do trabalho ser bem feito.
3. Esclareça suas expectativas
Ao delegar uma tarefa, deixe clara sua importância e quais são os resultados esperados, as eventuais dificuldades previstas e os prazos envolvidos nas diferentes etapas do trabalho.
4. Capriche no treinamento
Treine os funcionários para que dêem conta das novas tarefas. Depois não se esqueça de dar apoio nos momentos de dificuldade. Só não vale cair na tentação de, para poupar tempo ou evitar erros, fazer o trabalho no lugar deles. É importante reconhecer que tropeços são muitas vezes essenciais para o processo de aprendizado.
5. Seja flexível
Reconheça que seus funcionários podem dar conta de suas tarefas de formas diferentes ou até melhores que as suas...
6. Reconheça o trabalho alheio
Ao elogiar em alto e bom tom o trabalho bem feito, você não só motiva o autor da tarefa como ajuda a criar bons padrões de desempenho para a equipe.

Então, vamos melhorar, parar de correr atrás de picuinhas e ter mais tempo para pensar? Você pode começar delegando alguns assuntos que serão abordados na reunião, ou as providências para esse evento, que tal?
Ahhh... a foto linda deste post é de autoria de Mel Bles e foi publicada no Dazed Digital.

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