
Se você é pequeno, as coisas ficam mais restritas. A não ser que você atue num mercado muito específico, dificilmente conseguirá ser líder em produto por muito tempo. Logo vem um grande e compra o que você já compra e pode comprar mais barato. Logística de ponta? Muito difícil. Se
nem o Wal-Mart, que é o rei da logística está conseguindo sucesso no Brasil só porque ainda não é gigante!
nem o Wal-Mart, que é o rei da logística está conseguindo sucesso no Brasil só porque ainda não é gigante!
O que resta? Construir um atendimento nota dez. Estar próximo do cliente a ponto de ele esperar uma hora para ser atendido por um vendedor seu de quem gosta. Aí fica difícil alguém imitar. Consolo: relacionamento e intimidade nenhum grande constrói. E o que genuinamente fideliza cliente é relacionamento e intimidade. O caminho do sucesso do pequeno varejo!
Clientes e clientes
Aprendi na Bahia que o relacionamento com os clientes passa por várias fases. A primeira é a do "passante", aquele que passa pela sua loja. Depois é a do "olhante", se ele se interessa pela vitrine caprichada que você fez. O que está na fase "entrante", claro, é o que amou a vitrine e o que havia nela. O "comprante" se apaixonou por tudo o que viu e retribuiu seu carinho investindo no seu negócio. Há também o "recomprante", aquele que passa a dedicar seu tempo a pesquisar quais outras coisas boas você tem para que ele possa comprar. E, por fim, o que todo varejista deveria ter como objetivo, o "recomendante". Esse deveria ser o foco de qualquer negócio: que cada cliente que passasse pela loja virasse recomendante.
LOJA VIVA, de Edmour Saiani, super especialista em varejo, está em sua 6a. edição, pela Senac Rio Editora .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente...