16.9.09

FALANDO DAS CLIENTES, E COM ELAS...

Diariamente procuramos nos informar sobre o que pode interessar ao nosso setor - venda de moda. Nós, no atacado, nossa leitora, no varejo. E todo dia encontramos algum artigo afirmando o poder da internet sobre o consumidor.
Essa discussão é boa.
Porque esse é um campo em que encontramos muuuuuuuuita resistência da lojista.
Porque é um trabalho de formiguinha, todo dia é preciso fazer um pouquinho. Porque muito desse trabalho resulta em imagem, ou seja, a lojista não consegue mensurar esse resultado de imediato. Porque se temos qualquer dificuldade com essa midia, automaticamente tendemos a atribuir essa dificuldade também aos outros.
Tudo bem que precisamos matar um leão por dia nesse mercado. Acordar e ver como está o tempo, trocar a vitrine, atender fornecedores, viajar, treinar, vender... a que horas vou pensar nisso? Pois é, naquela horinha reservada para pensar para fora, para a busca de novos clientes.
Se sua cliente tem entre 13 e 50 anos, certamente tem mais que um email. Tem celular, e não vive sem ele. Provavelmente tem MSN, Orkut, Facebook, e está começando a espiar o Twitter.
O artigo que recebemos hoje é o resultado de uma pesquisa efetuada pela consultoria especializada em varejo GS&MD sobre o impacto dos meios digitais nos canais tradicionais de venda. As conclusões? O consumidor hoje compara, fica incomodado quando não encontra sua marca ou loja preferida na internet. Quer receber informações e promoções por email e pelo celular. Quer atenção, comodidade e interatividade. Quer canais para trocar idéias e impor sua opinião. Também existem os que desejam fazer parte de determinados grupos, que buscam referências e orientação para escolher suas marcas.
Voltando ao nosso dia-a-dia, já passou da hora de tornar o cadastro da loja um poderoso instrumento para a fidelização da clientela. Tem que ser o mais completo possível, e tem que ser usado, muito usado. Não de maneira banal, mas transmitindo o que a loja quer ser para a cliente com quem está falando.
Vendemos imagem, vamos utilizar imagens. Vendemos comportamento, vamos usar comportamento.
Reserve, para seus emails, as estrelas dentre as novidades que chegam à loja. Mande fotos (nunca em anexos, tá?). Direcione o que acha adequado ao momento, cuide do envio, carinhosamente, cópia oculta só de vez em quando, quando não der mesmo tempo para mandar um a um.
Nos torpedos, use mensagens curtas e informativas. Por exemplo, avisar a cliente que determinada marca chegou.
Se você ainda não começou, pense no assunto... onde você quer que sua loja esteja daqui a cinco anos?

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