5.9.09

O QUE TODO VENDEDOR PODE FAZER PARA... PERDER CLIENTES.

Temos tantos assuntos para desenvolver... e vamos desenvolvendo aos poucos, mas alguns nos chamam a atenção e acabam atropelando aqueles que estamos devendo (a finalização dos posts sobre Gerações e sobre o Forum de Marketing, por exemplo). Pois é, deparamos com as 10 posturas que a equipe de vendas deve combater, sempre... com a sua ajuda, é claro. Treinamento é um exercício diário, todo dia um pouquinho... e você vai ver e sentir no bolso a diferença.
Então, lá vai... o que a equipe de vendas pode fazer para espantar, rapidamente, suas clientes:
1. OUVIR POUCO E FALAR MUITO. Temos batido no ponto que é preciso se concentrar na atitude da cliente e procurar não só conhecê-la, mas criar um verdadeiro clima de empatia. É preciso ouvi-la, estimulá-la a fazê-la falar sobre si mesma, suas preocupações, necessidades e desejos. Somente após a criação de sintonia com a cliente deve ter início o processo de venda propriamente dito.
2. NÃO SE ORGULHAR DA PROFISSÃO DE VENDEDOR. Aloooou... com crise ou sem crise, essa profissão sempre oferece oportunidades para os bons. E como já dissemos nos posts sobre o "Posso ajudar?", não existe essa de ser inferior às clientes, mesmo porque ninguém respeita quem se inferioriza. Ser vendedora ou mais que isso, consultora de moda (porque é aí que reside a diferença e só depende de cada uma) é hoje uma excelente opção profissional e motivo de orgulho, com certeza.
3. NÃO GOSTAR DE GENTE. Forte? Mas real. Com certeza você mesma já foi atendida por alguém com pouca, muito pouca paciência. Quem tem dificuldade para se relacionar com outro ser humano deve procurar outra profissão que não exija essa troca constante de experiências.
4. NÃO TER AMBIÇÃO. Ou ainda, acomodar-se a uma determinada situação e, mesmo consciente de que essa não é a melhor situação, acreditar que está fazendo seu máximo e de que nada vai mudar. Quem se acomoda não enxerga novas oportunidades, novos desafios. E "qualquer coisa está bom" soa como preguiça, ou não?
5. ACHAR QUE SABE MAIS QUE A CLIENTE. Tudo bem que somos profissionais focadas e atualizadas (e tem que ser assim mesmo), mas hoje a informação é totalmente democratizada, basta ter interesse e ir atrás. Por isso, não dá para subestimar o conhecimento das clientes sobre o seeeeeeeeeu mercado. Estar convencida de que tem a última palavra pode ser muito, muito perigoso.
6. ACHAR QUE É "DONA" DA CLIENTE. Achar que o grande atrativo da loja é apenas seu excelente atendimento pode ser o grande erro de algumas vendedoras com suas clientes fiéis. Confiança excessiva pode resultar em displicência e acomodação. É preciso tratar a cliente como se fosse a única, pois há muita gente esperando a oprtunidade certa para mostrar que sabe atender melhor.
7. ACHAR QUE A CONCORRÊNCIA É MELHOR. Ora, ora... para quem pensa assim é melhor mostrar a porta que leva à concorrência. Como também já dissemos nos posts sobre a concorrência, ela nos alimenta, nos empurra, e temos que procurar estar sempre em primeiro lugar. À equipe de vendas cabe lutar e sustentar o produto, o atendimento e a empresa. Somente assim a cliente vai acreditar que veio ao lugar certo.
8. ACHAR QUE AS CLIENTES SÓ PROCURAM PREÇO. Achar que quem tem o menor preço vende mais é uma maneira simplista de enxergar nosso mercado. Há muitos fatores que levam à venda antes da guerra dos preços (claro que preço compatível é importante).
Preço é um dos itens da negociação, que também engloba a argumentação, a demonstração correta dos produtos, seus diferenciais e os de sua loja. Dar desconto e aumentar prazo pulando essas etapas é, de novo, achar que a concorrência é melhor.
9. COMEÇAR O DIA SEM UM PLANO PARA ESSE DIA. Todo profissional que atua em vendas precisa receber o planejamento diário de sua gerência ou chefia e acrescentar a esse plano seus próprios objetivos. Não dá para recuperar as vendas de ontem... é preciso planejar e dirigir cada dia, e não se deixar guiar pelos acontecimentos e acabar com aquela sensação de impotência que caracteriza dias fracos (que poderiam ter sido diferentes, é lógico).
10. NÃO FAZER PÓS-VENDA. A venda não acaba quando a cliente sai da loja. Ela ainda não usou o que comprou... o relacionamento com cada cliente deve ser cultivado a cada dia, e informar-se sobre a satisfação da cliente com os itens adquiridos é um momento que não pode ser desperdiçado.
Bom, está aí um bom material para reflexão, não é?

2 comentários:

  1. Anônimo16.7.10

    Rosa disse...
    Olá equipe da Money Gloss. Que presente de Deus ganhei encontrar esse site adoro todos os dias recebo, notícias bacanas sobre lançamentos, vitrines, dicas, enfim, sobre tudo . Sempre quis ter um site completo de informação sinto- me feliz. Vocês não fala só sobre moda sim de tudo que abragem esse mundo, artigos muito úteis parabéns pra toda equipe.

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  2. Anônimo21.2.11

    Bom dia, este site é o sebrai que estava procurando tenho a loja a um ano e meio e ainda estou perdida, mas suas dicas foram muito valiosas, e de extrema importancia,agora vou aplicar na minha rotina de trabalho.
    Muito obrigada pela dedicação.

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