1.10.09

PLANEJE E VENDA MAIS.

O Money Gloss nasceu para informar você e para ajudar sua loja a crescer. Assim, todo dia vamos buscar o que há de novo em produtos (é o que move a loja, afinal) e, na medida do possível, artigos para subsidiar a gestão de seu negócio. Insistimos tanto em alguns pontos, como o cadastro, o fluxo de caixa, controle do estoque e treinamento e aí, quando vemos que não estamos sozinhas nessa linha de pensamento, ganhamos ainda mais segurança para insistir, insistir, insistir. Hoje recebemos um artigo da Pequenas Empresas Grandes Negócios sobre planejamento e vendas, elaborado por Roseli Garcia, que é Superintendente de Produtos e Serviços da Associação Comercial de São Paulo. Confira:
Um dos grandes dilemas da pequena e média empresa, durante todo esse período de 2009, foi manter o equilíbrio financeiro sem sofrer grandes abalos estruturais. O cliente, diante da crise econômica, procura comprar mais barato e gastar aquilo que caiba no seu orçamento.
Como a instabilidade e as incertezas são poderosos freios do consumo, qual o passo certeiro para continuar em frente? Diante desse cenário de escassez de crédito, possível inadimplência e dinheiro restrito, é fundamental que o pequeno e médio empresário saiba elaborar um bom planejamento.
Participei recentemente do Congresso C4, evento voltado à discussão da utilização e obtenção de crédito, onde coordenei um painel especial sobre as PMEs. Nele, foi revelada a importância dessas empresas na economia nacional, que se torna incontestável por meio dos números: elas representam 98% do cenário nacional, empregando 67% da população economicamente ativa e colaborando com 20% do Produto Interno Bruto (PIB).
Entretanto, para se ter vantagem competitiva, é preciso conhecer o comportamento de sua área de atuação e, principalmente, estabelecer relacionamentos coesos e contínuos com seu público. Afinal, isso fornece subsídios para conhecer suas reais necessidades e, consequentemente, o desenvolvimento de soluções customizadas. Dentro desse quesito, a realidade das PMEs demonstra dados dignos de atenção redobrada: 46% delas não contam com cadastro e apenas 37% mantêm-no atualizado.
É importante atentar-se para as consequências do planejamento inconsistente, muitas vezes resultante da comunicação falha com seu público: ele é o terceiro principal motivo para o encerramento das atividades de uma PME, o que também acaba refletindo nos dois principais: falta de clientes e inadimplência.
Dentro desse cenário, vale ressaltar que planejar com consciência também é sinônimo de vender com qualidade. Um dos meios de atingir objetivos concretos é estabelecer metas anuais, mensais e até semanais visando maximizar as vendas e minimizar os estoques. Outro aspecto que, em hipótese alguma deve ser ignorado, é o envolvimento motivacional da equipe. Time unido, comprovadamente, vende mais e estimula uma relação de confiança recíproca baseada na gestão estratégica.
Por sua vez, o fantasma da inadimplência exige medidas de atenção. No Brasil, 56% dessas empresas aceitam cheque pré-datado e 20% trabalham com pagamento via cartão de crédito. É sabido que o crédito é um grande impulsionador da economia; entretanto, faça dele um parceiro seguro de trabalho: verifique sempre a documentação do emissor, realize consultas e tenha cautela com prazos e número de parcelas. Entre outras medidas, esses cuidados também diminuem sensivelmente as chances de golpes e fraudes. Como o ponteiro do relógio e os dias do calendário não param, os pequenos e médios empresários devem olhar fixamente para o fim do ano. Planeje hoje o que fará amanhã, sem deixar de lado seus objetivos e metas.
Sabemos que seu tempo é curto. Mas vamos continuar insistindo... olha o cadastro... cobre informações completas e corretas de seus funcionários, fale sempre com seus clientes (use todos os meios disponíveis para isso), acompanhe a concorrência, use tudo o que aprender para treinar e ter para quem delegar e aumentar seu tempo... planeje seu dia, e comemore todos os cumprimentos de meta. Sucesso!!!

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