22.11.09

QUANTAS CLIENTES VOCÊ TEM?

É claro que você já fez essa pergunta, a si mesma, à equipe e ao sistema da loja... e aí? Quantas clientes tem a loja? E quem podemos chamar de clientes?

Clientes, aquelas de quem você lembra quando vai escolher as peças para a sua coleção, são aquelas que realmente frequentam a loja... e que acabam comprando ao menos uma peça por mês... concorda? Também podem ser enquadradas nessa denominação aquelas que compram no início de cada coleção (na média, dá no mesmo). Esse é seu público prioritário, aquele que tem que saber de tudo imediatamente, por torpedos, por emails, por telefonemas, MSN... chegou aquela boyfriend linda, avisa... chegou o bandage... avisa... e aquela peça maiorzinha que você sabe, vai agradar... avisa. Pode fazer as contas... elas não são muitas... merecem e devem ser tratadas a pão-de-ló...

Já que esse ano difícil de 2009 está chegando ao fim, que tal fazer um exercício? Compare as compras de suas principais clientes em 2008 e 2009, veja quem comprou mais e quem comprou pouco. Aproveite e veja se perdeu alguma cliente, ainda dá tempo de chamá-la para a loja neste último mês do ano... para buscar aquele mimo que você está preparando, por exemplo.

E já que você está com a mão na massa, analise também quem são as novas clientes que fizeram boas compras na loja neste ano. Verifique se foi uma única compra ou se elas voltaram, se se tornaram realmente clientes (mimo pra elas também, por favor).

É óbvio que este é um mês de correria, mas se você não tem tempo, delegue... é preciso, é necessário... se você não fizer, alguém vai fazer e bye bye cliente... coragem que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...