19.12.09

2010 - LIQUIDAÇÃO - 1 - A DATA

Nenhum lojista gosta da liquidação... mas essa é uma estratégia necessária... então, vamos torná-la atrativa e, já que que temos que abrir mão de uma parcela da margem de lucro nos produtos, vamos aproveitar para ganhar (e conservar) clientes.
A primeira decisão de 2010 será a data... depois de um ano difícil, é muito provável que as lojas que vendem moda antecipem suas promoções e já entrem em janeiro liquidando. Deixe tudo preparado para não perder terreno, os clientes não têm uma verba ilimitada para gastar nas liquidações, quem sai primeiro sempre vende mais.

E como não dá para fazer liquidação sem fazer barulho, você tem que resolver se vai anunciar que a loja já está liquidando ou se vai optar pela promoção de um item específico (que você pode colocar a preço único, estipulando uma duração para a promoção). Tudo vai depender da análise de seu estoque, que tem que ser feita logo após o Natal... e se ele estiver baixinho (eh coisa boa!), você pode até tornar esse período bem lucrativo, aproveitando as promoções das confecções, que terão início já na primeira semana de janeiro, tanto no Itaim quanto no Bom Retiro.

Resolveu que já vai sair com a liquidação? Quer causar impacto? Não é nada de novo mas funciona... tape a vitrine e anuncie que no dia seguinte a loja vai abrir liquidando... e pense na estratégia que o Magazine Luiza, famoso por sua política de fidelização, já utilizou... separe suas melhores e mais fiéis clientes e dê a elas a oportunidade de comprar primeiro... pense com cuidado, para não criar problemas... se for possível avisar algumas clientes com antecedência, elas vão adorar.
Resolvido esse ponto, prepare a divulgação. Vitrine, emails, torpedos, Orkut, Facebook, Twitter, telefone... o que você tiver em mãos. Independente da data que você marcar, deixe tudo preparado para não ser atropelada pela concorrência.

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