6.12.09

ARRUMANDO A LOJA, DE NOVO.

Já tratamos deste assunto aqui, mas é sempre bom relembrar, discutir, movimentar... porque o que traz movimento para a loja é o movimento que a loja faz...
Você sabe que não existe uma fórmula mágica para a arrumação ideal da loja... existem conceitos e você vai ter que experimentar, pra ver o que funciona mais com sua cliente. Em primeiro lugar, é preciso que a loja tenha uma identidade... uma proposta... que reflita determinado perfil de clientes. Não dá para agradar a todos os públicos, é preciso focar.
Se você ainda não leu o resumo das recomendações de especialistas sobre como organizar sua loja, dê uma conferida no post Arrumando a loja - Faça seu cliente encontrar o que você quer vender (http://tinyurl.com/ykgx72k) .
Só para lembrar:
1. Produtos colocados no nível dos olhos dos clientes e na altura em possam alcançá-los trazem melhor margem de contribuição para a loja.
2. Arrumação por estilos tendem a facilitar a vida do cliente (festa, casual, praia).
3. Só arrumar por cor pode deixar perdidas peças valiosas.
4. Mistura ou corner? Neste ponto, a discussão é vasta... por um lado, a valorização das marcas, por outro, a praticidade de looks multimarcas já montados. Você vai ter que testar...
5. É preciso resistir à tentação de colocar todos os produtos do estoque na loja... a cliente precisa ter condições de enxergar o produto e araras superlotadas desvalorizam as peças expostas. Você pode fazer pequenas (e bem arrumadas) pilhas de camisetas, ribanas, jeans, shorts, enfim, do que pode ser bem dobrado e que vai enfeitar a loja.
6. Você tem espaço perto do provador para expor complementos (tudo aquilo que a vendedora pode agregar à venda)?
7. Você tem manecas ou ganchos no interior da loja para vender looks completos? Troca esses looks todo dia?
Uma unanimidade entre especialistas é a divisão dos produtos da loja em promoções, produtos de compra por impulso e produtos de destino.
Promoções são os chamarizes e devem ter grande destaque de exposição (vitrine neles).
Artigos de compra por impulso são aqueles que a cliente não tem idéia de comprar num primeiro momento, mas pelo preço ou sugestão da vendedora podem complementar a venda (podem ser colocados junto aos produtos de destino, perto do caixa ou mesmo na entrada da loja).
Finalmente, os produtos de destino, aqueles que levam os clientes a entrar e que funcionam como referência para a loja (qual é o seu?). Esses produtos devem ser posicionados no fundo da loja para que a cliente percorra a loja e tenha contato com outras opções oferecidas.
E não podemos esquecer... tudo é festa no início da coleção e aí vamos enjoando das peças que não giraram... e elas começam a ser literalmente desprezadas. Que tal misturar? Propor um desafio à equipe... como valorizar essas peças em novas propostas? Mudá-las de lugar, sempre. Nesta época em que aumenta a circulação de clientes na loja, é hora de mostrar... e de vender. O que não é mais novidade para você ou para sua equipe pode ser justamente o que aquela cliente que entrou está procurando.

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