14.12.09

SACOLAS - SUA LOJA PELAS RUAS...

Já olhou sua verba de marketing? Que percentual vai para as sacolas (falamos de sacolas porque essa ainda é a embalagem mais utilizada pelas lojas)? E esse é um item não-negociável... tem que ter... tem que ser boa, bonita e refletir a imagem da loja... quanto mais usar, melhor, sinal de vendas e mais vendas... mas já que começamos a pensar em 2010 e a planejar, que tal rever essa que é uma ferramenta de divulgação super importante para a loja?

Quantidade
Como foi em 2009? Você usou mais de um formato (pequena, média e grande)? Qual a mais utilizada? É possível eliminar algum formato ou todos são necessários? Lembre-se de que a utilização de formatos diferentes encarece a produção das sacolas, mas respeite o que os números contam pra você. Mesmo que ainda tenha sacolas no estoque, faça as contas e verifique quando vai precisar de reposição, considerando que a produção demora um pouquinho. Uma boa continha é a média que você usou no primeiro semestre de 2009 mais o crescimento que você espera ter em 2010.
Para definir a quantidade, considere a média de utilização e o tempo necessário para confecção. Ao decidir para quanto tempo quer estoque, lembre-se de que apesar do custo unitário cair para quantidades maiores, é um dinheiro que fica parado... avalie.

Formato

Agora que você já tem a quantidade, pode pensar no formato... vai mudar ou deixar o mesmo? O que o pessoal de vendas diz das sacolas que está usando hoje? É com você... sacolas grandes são mais reutilizadas pelas clientes e sua marca fica passeando pelas ruas, pense nisso. Como já estamos no ano que vem, lembre-se de que teremos duas datas que vão pedir embalagem para presente, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. Não é preciso criar uma sacola especial não, é só não esquecer da faca para o encaixe de uma fita bem bonita e, na época, comprar folhas de papel de seda em cor contrastante... fica lindo e basta, a não ser que faça parte de sua estratégia e orçamento criar alguns modelos temáticos... sucesso sempre fazem.

Material

Papel off set, papel color set, kraft, reciclado. Alça torcida, cordão, fita, nylon... são muitas as opções... peça modelos aos fornecedores... peça a opinião de quem manipula as embalagens...

Orçamentos

Se você não deixar para a última hora, vai poder solicitar pelo menos três orçamentos, comparar e negociar. Peça referências de clientes já atendidos, para checar a qualidade da entrega e o cumprimento de prazos e não ter nenhuma surpresa.

Que tal um ou mais parceiros para reduzir custos?

A sacola é da sua loja. Ponto. Tem que casar com o estilo construído, com a imagem que as clientes esperam encontrar, com o seu perfil. Esse é realmente o fechamento da venda e levar a sacola deve ser motivo de orgulho tanto para a vendedora como para quem sai da loja com as compras. Mas se você estudar bem, pode encontrar um jeito de incluir em suas sacolas o logo de um ou dois fornecedores (pode ser um fornecedor de jeans, de calçados, de complementos) e fazer uma bela parceria, diminuindo custos. Bom para você e para o fornecedor, que deve ser escolhido para agregar valor à sua marca...

Mas não peça esse patrocínio sem nada na mão... envie a solicitação para seu fornecedor com o modelo escolhido, o campo em que será inserido o logo parceiro e já com três orçamentos. Será muito mais fácil obter sucesso.

Ecobags

Hoje a utilização de ambalagens de papel reciclado pode ser vista como um diferencial, mas em pouco tempo será encarada como uma necessidade de mercado. Moda é atitude, inclusive com relação ao planeta.

Você pode utilizar esse tipo de marketing e associar a imagem da loja à qualidade de vida... as embalagens em papel reciclado duram mais e com certeza serão reutilizadas, você só precisa criar um link entre os valores de sua empresa e essa embalagem. Mesmo que ainda sejam mais caras, sendo duráveis e bonitas serão também reutilizadas, gerando midia gratuita para a loja. Se essa for sua opção, é mais um argumento na hora de ganhar parceiros para o desenvolvimento das peças.

Por que não fazer da nova embalagem um evento?

Em sua região deve haver artistas plásticos ou estudantes de arte sedentos por oportunidades. Que tal aumentar as parcerias e transformar a criação de suas novas sacolas em um concurso? Você estipula as regras (para não receber um monte de opções sem chances de execução) e pronto... mais visibilidade para a loja... pense nisso.

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