6.3.10

TRICÔ? RUTH VALENTE.

O tricô é uma técnica (ou uma arte) para entrelaçar o fio (de lã ou de outra fibra textil), de forma organizada, criando-se assim um tecido que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.

O tricô pode ser feito manualmente, com duas agulhas, ou só com uma que, além de propiciar o entrelaçamento do fio (criando cada ponto), abriga a malha de tricô já tecida. A técnica nasceu provavelmente no Egito, onde o entrelaçamento era feito com a ajuda de ossos ou madeira. Os belgas levaram a técnica aos ingleses onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis que protegessem seus maridos e filhos no inverno.

Usavam fios de lã pura que elas mesmas produziam. Por isso até hoje o tricô está relacionado ao inverno, o que a tecnologia reinventou, levando a arte também para as malhas de verão através de fios mais leves e apropriados (wikipédia).

Que bom que inverno é época de usar tricô (e que também existem opções mais leves que a lã). A coleção outono/inverno de Ruth Valente está irresistivelmente charmosa... criatividade, cor, elegância...

É claro que já colocamos album com o catálogo de Ruth Valente na coluna aí ao lado pra você olhar, namorar... o show-room no Itaim vale uma visita pra sentir de perto a qualidade das peças. Quer ir até lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...