31.3.10

VAMOS FALAR DE FESTA?

Se vender moda é um desafio, vender festa é uma arte.
Que pode trazer excelentes resultados, já que normalmente estes são itens de valor unitário significativo.
Muitos são os fatores que influenciam a cliente na hora de comprar para uma ocasião especial e, como temos muuuuuuuitas clientes que vendem (e bem) modelos de festa, resolvemos tratar o assunto com o carinho que merece, antes de mostrar modelitos disponíveis para esse segmento.

Coloque-se no lugar da cliente... o melhor da festa é o antes, não é? É a antecipação dos momentos de glamour que serão vividos, da ocasião (hoje rara) de feminilidade à toda e, por que não, do despertar da diva que existe em cada mulher...
O ambiente
Como você dispõe os vestidos de festa em sua loja? Eles merecem um lugar especial, cabides especiais, complementos de acordo... você pode valorizá-los ou não, dependendo do cuidado com que vai expor esses itens. Se para os demais produtos a arara deve ser arejada, com festa nem se fala...
Lembre-se, quem compra vestidos de festa busca exclusividade (importantíssimo) e qualidade... se você tem cores ou numerações da mesma peça, exponha apenas um vestido e deixe os outros no estoque... ninguém quer correr o risco de ir a uma festa e deparar com outra pessoa vestindo o mesmo modelo.
Se tudo está nos conformes na exposição, vamos falar do provador... você tem condições de ter um provador para festa? Não? Tenha pelo menos um apoio para que a cliente possa subir e ficar mais alta que quem está atendendo, e que poderá mostrar detalhes da barra, do acabamento, do calçado... pense... crie o clima que a cliente está buscando... trate-a como a diva que é. Nem é preciso falar que o provador deve ser perfeitamente iluminado e limpo de qualquer objeto que interfira na análise do modelo em questão (inclusive das roupas que a cliente tirou).

O atendimento
Tem cliente que já chega sabendo exatamente o que quer. Tem cliente que chega buscando informação e orientação. A equipe de vendas deve estar preparada para recomendar o traje adequado para cada ocasião. No post Com que roupa eu vou tratamos das ocasiões. Das cores procuradas principalmente na época das formaturas, falamos agora, com base nas pedras dos anéis de cada profissão:
Água marinha - odontologia.
Ametista - serviço social, filosofia, geografia, história, letras, nutrição.
Esmeralda - enfermagem, fisioterapia, medicina, veterinária, biologia, biomedicina, sociologia.
Rubi - direito, jornalismo.
Safira azul - administração de empresas, arquitetura, comunicação, contabilidade, engenharia, geologia, matemática, música, pedagogia.
Turmalina verde - bioclínica, magistério.
Topázio - bioquímica, farmácia.
Turmalina rosa - computação.
Além de modelos e cores, sua equipe precisa estar atenta ao que realmente veste bem o tipo físico da cliente... ela tem que ficar linda e irrepreensível, e quem vai ganhar é a sua loja.


A oportunidade
Você tem que estar muuuuuuuuuito bem informada sobre o calendário de formaturas, casamentos, festas de 15 anos, de debutantes, glamour girl, enfim, de todas as festas que vão exigir que suas clientes busquem trajes especiais. Além de sua rede de relacionamentos, você pode fazer parcerias com empresas de eventos de sua região, fotógrafos, salões de eventos... lembre-se de que as providências para estas datas começam com muuuuuuuuuuuita antecedência.

O encantamento
Você expõe suas roupas de festa comme il faut. Sabe de todas as festas que vão acontecer. Tem equipe afiadíssima. Que tal tirar proveito de tudo isso?
Explore a exclusividade... antecipe-se e seja criativa... que tal contatar a irmã da noiva (ou a amiga) e promover um encontro em sua loja para que madrinhas e mães provem os modelitos, todas juntas? Uma torta e pró-seco (não esqueça da música para alegrar) e você pode vestir todas que vão subir ao altar... que tal contatar o diretório da faculdade e oferecer uma contribuição para um X de vestidos vendidos? Não é preciso fazer uma mala-direta ou email marketing mostrando as peças que você tem... não quebre a surpresa que a cliente quer causar na festa... convide, sim, mas ressalte que ela teeeeeeeem que ver na loja, que você guardou p-a-r-a ela.
Tenha complementos para que a cliente saiba como realmente vai ficar... não há glamour que resista ao calçado que não combina ou à carteira nada a ver... aproveite e venda tudo.
Outra coisa... arrume a cliente, monte o look completo, e fotografe... polaroids são ótimas, mas caras, mas a boa e sempre presente digital ajuda... faça com que a cliente se veja e se goste.

Pós-venda
A cliente já escolheu (mas ainda não usou)... que tal você entregar a peça em uma capa com o logo da loja, prontinha pra pendurar no lugar de honra do armário? Ela vai carregar com orgulho sua compra (e mostrar para as amigas). Quem já teve oportunidade de ir à Macy's (e outras afins) em NY, sabe que os olhinhos brilham quando entregam aquela capa linda com o vestido... é de TNT, não sai caro...
Marque a data do evento na agenda da loja e ligue um dia ou dois depois do acontecimento. Pergunte como foi... compartilhe o sucesso... peça fotos, coloque em um mural na loja ou em um mural virtual (orkut ou blog)... não esqueça das colunas sociais, colete todos os seus modelitos presentes nas festas.

Bom, por enquanto é isso, você pode ajudar e dar também a sua idéia de como tratar este tema tãããão vasto... vamos mostrar várias opções para você comprar festa em São Paulo, lembrando que já se disse que em festa não há tendências e sim... estilos.

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