Terry Richarson, para Aldo. |
Sabemos que o mercado fashion é movido a novidade. Há muito o fast fashion abandonou sua conotação pejorativa, tornando-se um modelo (invejável) de negócios. O que é levado em conta? Que o Brasil é um país de dimensões continentais, e de clima absolutamente diverso. Mais de 70% do país faz jus ao nome país tropical. A velocidade da informação é hoje absurda e todos (t-o-d-o-s) têm acesso aos últimos lançamentos das capitais da moda, assim que ocorrem. A economia favorável tem possibilitado, inclusive, que os brasileiros viajem para o exterior com mais frequência e o que antes era restrito a uma pequena camada da população é hoje democraticamente acessível a estilistas, lojistas e... consumidores. Sabemos também que não existe mais a mudança radical de estilo coleção a coleção... novos tecidos e estampas são introduzidos, cartelas de cores são remodeladas, inspirações são buscadas nos ateliês e nas ruas... o que acaba acontecendo é a eleição de peças, shapes ou detalhes-chave que caracterizam uma mudança de coleção e suas tendências. Precisamos, então, aprender a conviver com a novidade, e ponto.
Guipir na Moça Bonita. |
Agora vamos nos colocar no lugar da lojista, que tem que movimentar seu ponto de venda e adaptar-se a tudo o que acontece nesse mercado volátil. Reparou que o calendário lançamentos/liquidação/ lançamentos não é mais como era antigamente? Não é que está tudo antecipado não, é que as coisas mudaram... as regras de quando lançar e quando liquidar, ditadas normalmente pelos grandes shoppings, não são mais obedecidas. Estoques mais justos acabam dispensando aquela liquidação geral e promoções específicas ajudam - e muito - a loja a alcançar bons resultados, independente de época. Comprar agora as novidades do preview? Por que não? Você tem que, em primeiro lugar e sempre, respeitar sua cliente. Conhecê-la. E a concorrência? Aquele rolezinho pra ver o que está acontecendo é sempre fundamental, ou você corre o risco de ficar para trás. No mais, bom senso. Não adianta comprar umas poucas peças e deixá-las misturadas ao que você já tem na loja. Aprenda com as confecções e faça barulho (de acordo com sua região, sempre). Levando as novidades, crie ambiente próprio para que elas apareçam e para que não briguem com o visual da loja.
Delicadeza na Cor Doce. |
Em tempo e pra encerrar, por enquanto. Preview é preview, é um gostinho do que vem por aí, é uma antecipação. Muita coisa vai acontecer, muito modelito vai aparecer e você terá oportunidade de fazer o melhor, mesmo que sua região não permita levar já essas novidades. Aqui no Money Gloss já vamos inserir a tag Primavera/Verão 2013 pra você acompanhar tudo. O momento é de pacífica convivência entre coleções.
Saia em camadas da Cheroy. |
No mais, a conclusão de que, realmente, não tem pra ninguém... São Paulo é o centro vital da moda brasileira e o Bonriê é uma das locomotivas desse mercado adorável. A-m-a-m-o-s.
Explosão de cores na By Champagne.
Vamos mostrar tudo que vimos em posts para cada uma das marcas que já tem preview. Fique de olho.
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