27.8.13

PASSA-SE O PONTO, AI AI AI.


Se tem uma coisa que nos entristece é encontrar a tal da placa "Passa-se o Ponto"... convivemos tanto com esse mercado nada fácil e sabemos que isso significa o fim de muitas ilusões, sonhos e, provavelmente, o fim das economias de quem não conseguiu enxergar tudo o que envolve a abertura de uma loja. Provavelmente essa história teve início com a percepção de que quem ama moda pode se dar (muito) bem trabalhando com moda.

Vamos deixar claro, somos absolutamente a favor de trabalhar com o que se gosta (fazemos isso). Mas diariamente temos que exercer o papel de advogado do diabo com quem está pensando em abrir uma loja e (claro) já quer comprar, porque acha isso o máximo. Nosso papel é advertir que as compras são a última etapa de um caminho que exige muitas providências para tornar o sonho realidade.

Abrir uma multimarcas é um bom negócio? Pode ser um excelente negócio, se você seguir passos básicos como:
- elaborar, seriamente, um plano de negócios (ele vai dimensionar suas reais oportunidades, novos negócios não permitem achismos);
- a partir do plano de negócios, estabelecer prazos para a concretização do empreendimento e reservar capital para que a nova loja não dependa das vendas para sua sobrevivência, pelo menos, no primeiro ano;
- estudar (bem!!!!) a escolha do ponto, o layout, a equipe. 
- estudar-se... você já está realmente preparada(o) para assumir o papel de líder de equipe, diretor de recursos humanos, diretor financeiro, especialista em marketing e vendas, cool hunter, e por aí vai? Você está preparada(o) para dedicar-se integralmente ao novo negócio?

Tudo resolvido, documentos em mãos e loja (quase) pronta, chega a hora das compras. O nicho em que a nova loja irá atuar deve ser cuidadosamente estudado, não existe o milagre que sempre nos pedem... produtos diferenciados e bem baratinhos... é preciso estudar o que está faltando na região e focar. Não queremos acabar com ilusões não, mas as compras são o ponto crucial (cansativo e tenso) dessa caminhada. Primeiro, você vai viajar e, sem break para descanso, começar a trabalhar... muita informação e a necessidade de comprar certo (por isso existe a assessoria). Repare, você já gastou com passagens e hospedagem. Como iniciante, você não terá crédito, terá que pagar à vista ou financiar no cartão. Primeira pergunta... você se programou para que o valor das compras sejam compatíveis com os gastos de sua viagem? Segunda pergunta... você se programou financeiramente para aproveitar as oportunidades e descontos à vista? Você se informou dos desejos de suas prováveis clientes, para comprar com reais chances de venda? O entusiasmo às vezes é um inimigo neste estágio da caminhada... bom senso, programação e muuuuuuuuuuuuuuito pé no chão costumam garantir sua volta às compras muitas e muitas vezes e o sucesso de seu negócio.

Se fossemos falar de tudo, o post não iria acabar nunca, voltaremos ao assunto. O que queremos dizer é... contem com a gente e usem nossa experiência. Por isso existimos. Trabalhar com moda é bom, pode ser ótimo, mas é preciso planejar e perseverar. Simples assim.

4 comentários:

  1. Anônimo27.8.13

    muito sábias as palavras.

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  2. Anônimo27.8.13

    Post super válido. Não basta gostar de moda, tem que ter vocação para gerir um NEGÓCIO. A febre das "clientes fashionistas" que do nada resolvem abrir seu próprio negócio sem nenhuma experiência vem com a mesma velocidade de várias que fecham seus negócios. É curioso observar essas pessoas em São Paulo com expectativas e impressões totalmente desalinhadas com o que o mercado pede (e exige). Uma pena, investimento de tempo e dinheiro perdido. De fato, esse é um mundo de pouco glamour, muita ralação e para quem TEM trato com o negócio. Óbvio, lidar com o que gosta é um prazer enorme e dormir tranquilo(a) com a cabeça no travesseiro é um privilégio para poucos(a). @andrefilizzolaa

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  3. Anônimo28.8.13

    Falou tudo, perseverar sempre, pois o mercado é instável e o começo é muito difícil. As crises financeiras do país também afetam diretamente nas vendas, e como lidar com isso? É difícil por isso é preciso ter muito pé no chão. O problema é que as pessoas, clientes e até funcionários, admiram a loja, o trabalho e acha que lucramos muito com isso e que é muito fácil fazer acontecer, mas ter negócio próprio dá tanto trabalho ou até mais do que trabalhar em uma multinacional. Só que as pessoas não querem saber, querem abrir loja e pronto e depois vem as decepções...Bom fazer o que nós gostamos mas com bastante prudência e pés no chão.

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  4. Anônimo4.9.13

    E quando passa a cliente, entra na loja e diante daquela arara completa, novinha, fresquinha e demais "inhas" e diz: "-Quando vai chegar novidade novamente?!" kkkkkk Tem de tudo nessa vida

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