28.7.09

ESTOQUE - ALIADO OU INIMIGO?


Ahhh se houvesse uma fórmula mágica, mas não há.
Na verdade temos que achar o equilíbrio entre a frieza dos números e nosso feeling.
Troca de coleção, hora de avaliar como se comportaram nossas compras na estação outono/inverno e de definir a quantidade de peças a comprar para primavera/verão.
Acumular estoque em tempos de inflação baixa não é negócio, pode fazer toda a diferença no resultado financeiro da loja. Comprar, vender, receber, comprar... tudo de bom nessa ordem, com a combinação das políticas de recebimento de vendas e pagamento de compras.
Parece que a tal da crise está melhorando, e os números das lojas estão muito próximos aos de 2008 (o que não é o melhor, mas já aponta uma luz no fim do túnel).
Vamos responder a algumas perguntas básicas:
1. Quantas peças você vendeu no mês de agosto de nos dois últimos anos? Quantas restaram no estoque e foram para a promoção?
2. Em que data foi seu lançamento?
3. Quanto tempo você leva para comprar/receber/marcar sua mercadoria?
4. Seus fornecedores estão sob controle? Você tem prazos de entrega factíveis?
5. Você faz um estudo sobre o giro das mercadorias, para aproveitar e repor aquelas de giro rápido (e trocar as de giro baixo, é lógico). Com que frequência você olha esses dados?
6. Como você se posicionou frente à concorrência? Lançou primeiro ou esperou para "sentir" o mercado? (Lembre-se, novidade vende e quem sai depois passa a "também ter" a mercadoria).
Planejamento, neste ano pouco fácil, é fundamental. Não podemos planejar apenas o primeiro passo, temos que caminhar pensando no caminho... vamos comprar quantidades menores e com maior frequência, para ter sempre novidades na loja. Vamos programar as vitrines para mostrar essas novidades, vamos sair na frente...
Segundo o SEBRAE, os estoques chegam a representar 40% do capital de giro das empresas. Não é brincadeira. Vamos estabelecer uma política de controle de qualidade das peças recebidas para devolução das com defeito, vamos trocar as peças de baixo giro, mesmo que cor e tamanho e vamos valorizar as confecções que utilizam política de trocas (é só ficar de oho no prazo para as trocas, pois isso pode fazer uma grande diferença nas compras).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...