23.8.09

COM QUE ROUPA EU VOU?


Quem já não viveu esta situação na loja... chega a cliente e diz... recebi um convite que pede traje esporte fino... e a vendedora congela... pois é, essa é uma das listinhas que precisam ficar no quadro de avisos da loja (você tem um?) e uma das informações que precisam ser cobradas de tempos em tempos.
O dress code, ou o famoso "com que roupa eu vou" nada mais é que um facilitador para os convidados. Ninguém quer pagar mico de ir de longo e dar de cara com todo mundo de jeans... então, é bom relembrar.
Esporte - nada de complicar. Para elas, vestidos leves ou calças com camisetas e blusinhas e para eles, camisas e calças esportivas. Para os dois, jeans com shape mais para o conservador.
Passeio ou esporte fino - um pouquinho mais formal. Pense em pantalonas, pretinhos básicos, blazer com saia ou bermuda, um vestido mais caprichado. Valem acessórios e bijoux. Nos pés, salto. Para eles, não há necessidade de gravata, mas os jeans devem ser substituídos por calças de brim ou gabardine. Em alguns casos, blazer sobre camisa, sem gravata.
Social ou passeio completo - vestidos de tecidos mais nobres e detalhes de qualidade. Podem ser curtos ou longos, mas de seda, jersey, tafetá. Saem as bijoux, entra o colarzinho de pérolas ou brinco de ouro, nada muito ostensivo. Uma bela sandália e uma baby bag. Para eles, terno e gravata (terno claro para o dia e escuro para a noite).
Black-tie ou traje a rigor - aí é puro glamour, pois eles estarão de smoking. Vestidos longos são a melhor opção, embora curtos sofisticados também sejam permitidos. Decotes profundos, fendas, transparências, brocados... lembrando que não vale tudo de uma vez (já leu o post "Teste dos 10 pontos"?). Saltos bem altos, carteiras metalizadas e uma personagem na alma.
Cocktail dress - como o nome diz, vestido para coquetéis (lembra do filme Sex and the City?). Um bom vestido na altura do joelho, bolsas menores e sandálias abotinadas para as modernas ou delicadas para as românticas. Ele? Também tem que estar tipo o Big.
Fashion - um look que esteja na moda, mas sem grandes formalidades. Jeans bacanas com blusas bonitas, camisetas customizadas ou diferentes, vestidinhos curtos com sapatos maravilhosos, acessórios interessantes. Nessa hora, eles também podem brincar.
Em um de seus editoriais, Gloria Kalil acrescentou mais um code, o traje solene, indicado para recepções em embaixadas, posses em cargos importantes, solenidades, festas de diretorias de grandes empresas e assim por diante. Para essas horas, recomendou principalmente discrição. Um look sóbrio e feminino para elas (sóbrio, não triste) e terno escuro e gravata para eles.
Sobrou alguma dúvida? Fale com a gente que vamos atrás...

Um comentário:

  1. Sempre que uma cliente chega em minha Boutique,a procura de algo para determinado evento,eu priorizo acima de tudo o tipo fisico ,a atitude que a cliente possui,e sobretudo o local que este evento será realizado.
    Beijos
    Édyna Barão
    www.epocaboutique.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente...