7.8.09

HORA DE REUNIR A EQUIPE

Fomos a uma palestra que definiu o relacionamento que perdura (a dois) - quando os dois estão olhando para o mesmo ponto no futuro. As pessoas podem ser absolutamente diferentes mas se têm um objetivo em comum, têm também grandes chances de estabelecer uma parceria de sucesso.
Pensamos... isso também vale para as empresas e, com a chegada da nova coleção, você não acha que é hora de reunir a equipe e apontar essa perspectiva em comum? Temos algumas sugestões:
1. Convoque
As reuniões fazem parte do trabalho. Você deve ser firme na cobrança da presença de todos.
2. Faça uma pauta
Liste os assuntos que serão discutidos, estabeleça um tempo para cada um e divulgue com antecedência. Se for o caso, delegue a introdução de cada assunto a um participante e peça que preparem essa apresentação.
3. Aqueça
Abra a reunião com um joguinho de aquecimento, existem tantos (se precisar, peça). Essa é uma forma de colocar todos à vontade, inclusive os mais tímidos, e de estabelecer um bom ambiente para a discussão de todos os assuntos.
4. Distribua papel e caneta para todos
Se você quiser coletar a opinião de todos sobre os assuntos em pauta, não deixe que falem (ou tentem falar) ao mesmo tempo. Peça que escrevam suas opiniões de forma breve. Liste essas opiniões e organize a reunião.
5. Reconheça as novas idéias
Que tal criar um pequeno prêmio para quem trouxer boas idéias para auxiliar o dia-a-dia da loja? Idéias para trazer novos clientes, para evitar o desperdício, para a arrumação da loja são sempre bem-vindas, não? Um bombom pode ser um ótimo presente se entregue como um troféu.
6. Feche os assuntos
Permitindo uma reunião participativa, você terá em mãos várias idéias, algumas interessantes, outras não. Para criar uma cultura no grupo é importante que você dê, claramente, sua opinião. Você deve explicar porque nesta fase algumas idéias funcionam e outras não. Sabendo qual a melhor opção ou a mais viável no momento, o grupo passa a ter uma visão macro dos desafios do momento. Isso é treinamento.
7. Faça um resumo da reunião
E divulgue. Aproveite para colocar quem vai fazer o que, e quando. Você terá em mãos um check-list das providências a serem tomadas e das responsabilidades, porque cobrar é preciso. Implemente ao menos uma idéia sugerida na reunião, com os devidos créditos (se quem sugeriu tiver condições de supervisionar a colocação da idéia na prática, melhor ainda).

Ahhh... não marque uma nova reunião se não tiver certeza absoluta de que terá condições de realizá-la. Marcar e remarcar reuniões faz com que a equipe não leve a sério novas convocações.

Não tem assunto para uma reunião? Que tal: a nova coleção, as cores, as vitrines do semestre. As peças-chave. Como fazer uma venda com vários itens. As metas do mês e do semestre (e a avaliação dos meses que já foram). A concorrência. A avaliação da carteira de clientes, antigas e novas. A qualidade do cadastro. Avaliação das marcas que estão girando mais. Inadimplência. Tá bom por enquanto?

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