
O processo olfativo leva apenas um terço de segundo para provocar uma resposta do cérebro, que é capaz de armazenar até 10 mil aromas. Quando inspiramos um aroma, o cérebro ativa o sistema límbico, responsável pelas emoções. O cheiro fica na memória e geralmente é associado a lugares, pessoas e momentos. Usado no marketing, é uma poderosa arma competitiva, já que uma fragrância chama atenção positivamente, associando uma boa impressão ao local e reforçando os atributos de uma marca.
Nosso repertório olfativo permanece na memória por um período muito mais longo que o repertório visual. A imagem fixa-se apenas por alguns meses. Já o cheiro fica por anos, sobretudo se houver um envolvimento emocional entre a empresa/marca e o cliente, como um bom atendimento, por exemplo. O olfato inevitavelmente atrai a atenção, mexendo com sensações profundas sem que as pessoas percebam.
Uma vez sentido, o aroma provoca associações que ficam na memória de forma positiva. E pode atrair um cliente para dentro da loja, sobretudo porque a emoção por ele provocada exerce influência nas compras por impulso.
Como não há como impedir o cheiro de entrar, pois para isso teríamos que parar de respirar, então, o segredo é investir - rapidinho - nas reações provocadas pelo olfato.
Por tudo isso, a pergunta é - sua loja já possui um aroma como assinatura? Se já, parabéns, esse é o caminho. Se não, tome essa decisão com muita calma, faça testes para escolher o aroma mais adequado, escolha uma fragância de qualidade (para não deixar clientes e funcionários com dor de cabeça) e aproveite a mudança de estação para tomar essa providência.
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