1.9.09

SANTA TROCA!!!

Um dos parâmetros para determinar a escolha de seus fornecedores: existe uma parceria que permite a troca dos itens de baixo giro?
A gente se informa sobre as tendências, insere esses dados em nossa região (porque esse Brasil é grande demais e nem tudo que é criado pelos estilistas "pega" da mesma maneira em todas as regiões). Aí, faz a grade, escolhe as cores... e reza. Tem que girar rápido, porque essa é a alma de nosso negócio.
Mas nem sempre é assim e precisamos ficar alertas e ter agilidade para decidir sobre que mercadoria deve ser trocada nos fornecedores. Não adianta estabelecer o mark-up ideal se um percentual alto daquele fornecedor só é vendido na promoção... adeus lucro. Muitas marcas apenas se pagam, e isso não é bom, não é nada bom.
Nos pedidos, temos direitos. Como todo consumidor, qualquer mercadoria com defeito tem que ser trocada. Também aquelas em que o defeito não é tão evidente antes do provador... aquela modelagem que não fica bem em ninguém, aquela costura que rompe (e você vê duas clientes devolvendo a mesma peça), aquelas que mudam de cor após a lavagem, e lá vem a cliente. Todo representante sabe que tem que resolver o seu problema. Importante nessa hora é documentar (pra que serve o email?) e enviar as peças para análise. Um bom relacionamento é sempre a base para que esses probleminhas sejam rapidamente resolvidos. Você tem uma grade completa de uma peça que não girou? Converse... também é importante para a confecção saber o que está acontecendo com seus produtos.
Na pronta-entrega, a conversa é diferente. Além das trocas de peças com defeito, obrigatória, existe uma margem de "correção" para as compras. No Bom Retiro, a troca é feita normalmente pela mesma peça. em cores e tamanhos diferentes (já ajuda, não?). No Itaim, a maioria das confecções permite troca de mercadorias da mesma estação (normalmente, você compra o dobro do valor e desconta as peças que está devolvendo). Quando melhor o trabalho que você fizer com a marca, melhores as condições na hora da troca... relacionamento é tudo.
Mas para colocar a troca trabalhando pra você existe um segredo... agilidade. Que período você estabelece para ver se a peça tem um bom giro? Já colocou na vitrine, em lugares diferentes da loja, produziu de várias maneiras e nada? Na mala... vamos trocar ou perder dinheiro. Muitas confecções só podem trocar se ainda tiverem a peça em estoque... e se você demorar, não dá para discutir.
Nos ambientes das lojas, os controles hoje podem significar a diferença entre um bom resultado e o prejuízo. Tenha tudo na ponta do lápis (ou do mouse, melhor) e separe tudo que tem que ser trocado antes de vir a São Paulo. Aí você renova o estoque e começa tudo de novo. Afinal, é esse o nosso dia-a-dia, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...