7.1.10

VAMOS FALAR DE METAS?

Está mais do que na hora de tratar deste assunto, não está? Então vamos lá... este é um momento suuuuuuuuuuuuper sério em nosso dia-a-dia, pois estabelecer metas não é só colocar números no papel, é materializar nossas esperanças, nossas ambições de crescimento, nossas expectativas com relação à equipe. E é nesse momento que precisamos ser muito, muito realistas, pois toda a nossa previsão de receitas virá desses numerozinhos mágicos que vamos traçar. Se você colocar menos, pode criar uma certa acomodação do pessoal, se colocar a mais, pode desmotivar e, mais que isso, contar com entradas financeiras que podem não ocorrer. Então, considere estes parâmetros:
1. Quanto a loja vendeu em 2008 e 2009, mês a mês (como 2009 foi atípico, a média dos dois anos pode ser um instrumento interessante);
2. A inflação do ano, de 3,65%;
3. A previsão de crescimento do PIB, de 6,1%.
Considerando estes números, você faz a continha - o mês mais 3,65%, o resultado mais 6,1%, e terá metas bem conservadoras.
Mas também é preciso incorporar:
1. Você ampliou (ou reduziu) o espaço de sua loja em 2009? Considere esse fator, para cima ou para baixo.
2. Ampliou ou reduziu a equipe? De novo...
3. Já analisou se ganhou ou perdeu clientes no ano que passou? Se perdeu, é suuuuuuuuper importante saber a causa. E correr atrás... esse número só pode ser crescente, não acha? Se ganhou, ótimo, dá pra carregar mais um pouquinho nos números.
Mais que ninguém, você conhece o potencial de sua loja e de sua equipe e pode fazer todos os ajustes necessários, nossa intenção é apenas divulgar os números que já estão disponíveis e incentivar você a tratar do assunto. Se tiver oportunidade, procure saber de pesquisas sobre hábitos de compra da população e confira o percentual de mercado que está cabendo à sua loja. Normalmente, o CDL e a Associação Comercial tem esses dados. E vamos crescer em 2010!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...