28.7.09

ARRUMANDO A LOJA - FAÇA SEU CLIENTE ENCONTRAR O QUE VOCÊ QUER VENDER.



Véspera de lançamento de coleção nova... tanta coisa pra fazer, não? E hora de pensar como temos feito cada coisa pois, como disse Einstein, insanidade é fazer sempre as mesmas coisas, esperando resultados diferentes... vamos refletir e melhorar, sempre.
Você já parou pra pensar por que o supermercado coloca o pãozinho quente láááááá no fundo? Porque obedece regras de layout exaustivamente estudadas e testadas. O cliente entra para comprar o pãozinho e tem contato com muitos dos produtos que o estabelecimento quer vender. O chamado "produto de destino" da loja, ou seja, aquele que atrai suas clientes, deve estar localizado de forma que a cliente percorra toda a sua loja até chegar ao que busca. Dessa maneira, você aumenta a possibilidade de venda de alguns itens que não faziam parte da intenção inicial de compra da cliente, como os complementos. A cliente vai buscar aquele jeans que acabou de chegar e vê os lenços maravilhosos que você trouxe, ou aquela bolsa simplesmente chocante! Quanto maior sua loja, maior o cuidado a ser tomado!
Acabamos de ler num artigo do blog "Falando de Varejo", que os especialistas recomendam uma ordem básica na arrumação da loja, além dessa que já falamos... divida sua loja em quatro partes e pense:
1. na vitrine, o cartão de visita da loja, as novidades, o conceito;
2. na primeira parte da loja, produtos de compra por impulso, ofertas e também produtos novos;
3. na segunda parte (ou na parte em que a cliente permanece mais tempo, e que para isso tenha maior conforto), os principais produtos da loja, as principais peças e marcas de sua coleção.
No final, como já dissemos, o produto ou a marca de destino. E lembre-se, o produto de destino deve ser estocado de tal forma que simplifique o trabalho de busca da vendedora, para que a cliente não tenha que esperar.
No caixa, bijoux, cintos, lenços, perfumes, tudo o que pode complementar uma boa venda e que escapou na hora do provador.
Depois de tudo pensado (e cada caso é um caso, e sempre dá para adaptar), é hora de pensar nas cores... vamos alegrar a loja para a nova coleção porque não adianta só trocar as araras, é preciso ambientar a loja (fotinhos da Farm para ilustrar, lá a primavera já chegou).
Da arrumação das araras, os aromas e da iluminação falamos depois, tá?

3 comentários:

  1. Adorei as dicas bjsssssssssssssssss!

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  2. amei esta loja ela e tudo de bom

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  3. sou louca por moda adorei este blog e um maximo chique e moderno

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