5.2.10

COMO SE A CONCORRÊNCIA FOSSE POUCA...

Como se não bastasse a concorrência que você tem que enfrentar em sua cidade, que sabemos nunca é pouca, as grandes redes de fast fashion, como a Renner e a C&A, que começaram a implantar estratégias para atingir também públicos mais exigentes vão vir com tudo nesta próxima estação.

Não esquecemos da Zara não, mas esta vai merecer outro post. Hoje vamos falar da C&A e da Renner. A C&A, que optou por investir em estilistas famosos para sua coleção de verão (vide Reinaldo Lourenço) e lançamentos espetaculares na novela das 8, deve repetir a dose. Já a Renner optou por focar formadores de opinião deste mundo da moda, patrocinou eventos de peso, como o Pense Moda e ganhou espaço entre nomes muuuuuuuuito importantes que alavancam ou derrubam marcas.
A estratégia das redes já apresentou bons resultados na última coleção, o que deve se repetir neste 2010 que (Thank's God!), está melhor para todos. O que fazer, então, conscientes de que mesmo aquela cliente suuuuuuuper poderosa pode ser tentada a espiar os lançamentos dessas (agora) concorrentes? Vamos nos preparar e fazer com que a loja seja única, pois não dá pra concorrer com essas redes em termos de ganho de escala, é preciso olhar mais longe e pensar como os grandes, tirando de sua estratégia pontos que podem ser adaptados (e melhorados) em sua própria loja.
1. Primeiro - e de novo - não dá pra querer atender todos os públicos. Tenha foco. Mesmo que você ofereça opções variadas, analise de onde vem seu melhor retorno e invista seu tempo e recursos nessa fatia. Dê mais peso a quem lhe dá o maior resultado.
2. Faça como os grandes - determine as marcas que serão suas âncoras e trabalhe para que ganhem a preferência de suas clientes. Claro que o nome mais forte a ser trabalhado é o da loja, claro que você vai montar a coleção com a sua carinha. Mas considere a possibilidade de ter algumas marcas com exclusividade, o que poderá ajudar a loja a tornar-se referência em sua cidade. Marcas que estão presentes na midia (e nas novelas) costumam ser objeto do desejo de qualquer cliente.
3. Não faça como os grandes - trate suas clientes com a maior personalização possível (e quanto mais você personalizar, vai descobrir que dá para aprimorar, aprimorar, aprimorar). Você tem que saber (e registrar) tudo o que puder sobre cada cliente, e considerar essas informações na hora de falar com cada uma. Faça o que os grandes não conseguem fazer... lembre de cada data, cada detalhe, cor preferida, numeração, e encante sua cliente.
4. Capriche no visual da loja (isso as grandes também fazem) e crie esquemas para que tanto as produções das manecas das vitrines quanto os produtos da loja sejam trocados de lugar (e de produção) com maior frequência. Isso a gente pode fazer, não pode? Só depende de nós e da garra da equipe. Outra coisinha... como está chegando a hora de lançar, pense em usar o clean como elemento de valorização de seus produtos. Distância entre as peças, nada de araras abarrotadas, pilhas pequenas... deixe sua loja respirar, que a cliente vai ver tudo.

5. Treine, treine, treine muito. Treine não só as etapas da venda ou as tendências da nova estação, mas dissemine os valores de sua empresa, para que cada membro da equipe reproduza aquilo em que você acredita, para que atenda sua cliente como se fosse você.

E só pra quebrar um pouquinho este papo sério (voltaremos!), algumas das peças que a Renner já está recebendo (muito xadrez, jeans detonado, preto, couro, paetê e acessórios).



Um comentário:

  1. Adorei ler esta matéria ,pois estou passando por grde dificuldades (finan e colaboradores).
    ja me deu uma enjeção de animo p tocar a bola p frente att sucesso

    ResponderExcluir

Comente...